domingo, 15 de julho de 2012

Aula de português - parte 3

Adjetivos: qualidade, defeito, origem e estado de ser
sao classificados em;
1)explicativo - qualidade propria do ser: mar salgado, neve fria
2)restritivo - qualidade nao propria do ser: fruta madura, homem sensato
3)primitivo - nao vem de outra palavra portuguesa: bom , bela
4)derivado - tem origem em outra palavra portuguesa: carinhoso, brasileiro
5)simples - formado de um so radical: mau, bondoso
6)composto - formado de mais de um radical: civico-religioso, franco-brasileiro
7)patrio - indica naturalidade do ser: sueco, paulista
8)locuçao adjetivo - expressao formada por uma prep. + subst, equivalente a um adj: homens com aptidao (aptos)

Genero dos Adjetivos
1)biformes - tem 2 formas (masc e fem): mau - ma
2)uniformes - tem 1 so forma para masc e fem: cruel, feliz

Plural dos adjetivos simples: de acordo com as regras de flexao numericas dos subst simples
mau - maus
feliz - felizes

Plural dos adjetivos compostos
1)adj compostos formados de adj - adj flexiona somente o ultimo elemento.
ex: luso-brasileiro - luso-brasileiros
exceçoes:
a)o adj surdo-mudo flexiona os dois elementos: surdos-mudos
b)ficam invariaveis os seguintes adj compostos: azul-celeste e azul-marinho
2)os adj compostos formados de palavra invariavel + adj flexionam somente o ultimo elemento: recem-fundado - recem-fundados
3)os adj compostos formados de adj + subst ficam invariaveis: veiculo ou veiculos (verde-musgo)
4)as expressoes de cor + de + subst tambem ficam invariaveis: cabelo ou cabelos (cor-de-ouro)

Grau dos adjetivos: indica a intensidade da qualidade do ser
1)comparativo
a)de igualdade: tão (tanto, tal)
b)de superioridade:
analitico: mas bom que (do que)
sintetico: melhor que (do que)
c)de inferioridade: menos bom que (do que)
2)superlativo
absoluto
a)analitico: muito bom
b)sintetico: otimo ou bonissimo
relativo
a)de superioridade: o mais bom de
b)de inferioridade: o menos bom de
*somente 6 adj tem o grau comparativo de superioridade sintetico: bom - melhor, mau - pior, grande - maior, pequeno - menor, alto - superior, baixo - inferior
para estes 6 adj, usamos a forma analitica do grau comparativo de superioridade, quando se comparam 2 qualidades do mesmo ser: ele é mais bom que inteligente.
usa-se a forma sintetica do grau comparativo de superioridade quando se comparam 2 seres atraves da mesma qualidade: ele é melhor que voce

Emprego do adjetivo: apos o artigo, o adj equivale a um subst
ex: o azul do ceu encantava o turista.
no masc singular, o adj equivale a um adverbio.
ex: ela falou serio
no diminutivo, o adj tem valor de superlativo
ex: menina bonitinha (isto é, muito bonita)
ao lado de subst no qual acrescenta somente uma ideia acessoria, o adj é adjunto adnominal.
ex: o competente engenheiro construiu uma bela ponte
apos o verbo de ligaçao e/ou verbo intransitivo, o adj é predicativo do sujeito
ex: a sala era luxuosa
ex2:a criança nasceu robusta
no predicado verbo nominal com verbo nacional transitivo, o adj é predicativo do obj
ex: o professor considera voce inteligente

Verbo: classe de palavras variaveis em pessoa, numero, tempo, modo e voz, que indicam açao (correr), estado (ficar), fenomeno (chover), fato (nascer).
flexoes verbais
1pessoa: orador (que fala)
2pessoa: interlocutor (com quem se fala)
3pessoa: assunto (de que se fala)
numero verbal: varia a forma verbal p/ indicar o numero de sujeitos a que se refere:
singular: refere-se a um unico sujeito
ex: o menino fala
plural: refere-se a mais de um sujeito
ex: os meninos falam
tempo verbal:
presente: ex: eu estudo
preterito: açao aconteceu antes de se falar - ex: eu estudei
futuro: ex: eu estudarei

Modos verbais
indicativo - indica realidade: ex: papai deseja que eu estude
subjuntivo - indica uma duvida, uma possibilidade: ex: talvez eu estude
imperativo - indica uma ordem, um pedido, um conselho, um desejo, uma suplica: ex: estuda, menino

Formas nominais do verbo
1)infinitivo - passa a subst: andar - o andar
2)gerundio - passa a subst: formando - o formando
3)participio - passa a subst ou adjetivo: feito - o feito

vozes verbais
a)voz ativa - o sujeito pratica a açao (agente): o soldado invadiu o velho casarao
b)voz passiva - o sujeito sofre a açao (paciente): os moleques foram castigados pelas autoridades
c)voz reflexiva - o sujeito pratica e recebe a açao: ex: eu me olhei ao espelho

Conjugaçao dos verbos auxiliares. verbo ser.
Modo indicativo

presente------------pret imperfeito
eu sou--------------eu era

pret perfeito-------pret mais que perfeito
eu fui--------------eu fora

futuro do presente--futuro do pret
eu serei------------eu seria

Modo subjuntivo
presente------------pret imperfeito
que eu seja---------se eu fosse

futuro
quando eu for

afirmativo----------negativo
se tu---------------nao sejas tu

Formas nominais
infinitivo----------gerundio-------------participio
ser-----------------sendo----------------sido

Verbos irregulares: verbo cujo radical sofre modificaçoes no decurso de sua conjugaçao. Existem 3 tipos de verbos irregulares.
1-verbos cuja irregularidade se da no radical (ou tema) - irregularidade tematica - perder: perco (o radical perd transformou-se em perc)
2-verbos cuja irregularidade se da na desinencia (irregularidade flexional) - dou (a deisinencia regular da 1pessoa do singular do indicativo presente da 1conjugaçao é o) ter: tenho
3-verbos cuja irregularidade se da, ao mesmo tempo, no tema e na desinencia (irregularidade tematica-flexional) - caber: coube (houve alteraçao no radical, que de cab passou para coub e ao mesmo tempo, na desinencia, que no paradigma é i) obs: os verbos terminados em ear como passear, sofrem o acrescimo de um i no radical das formas rizotonicas

3 verbos existem, na 1conjugaçao, que sao irregulares nas formas rizotonicas, isto é, nas formas em que o acento recai sobre a vogal tematica, o que se da na 1, 2 e 3pessoas do singular do inficativo e do subjuntivo presentes na 3pessoa do plural desses mesmos tempos e na 2pessoa do singular do imperativo.
apiedar-se - deriva este verbo de piedade: ex: eu me apiado
moscar-se - o 'o' de moscar-se transforma-se em u nas formas rizotonicas: ex: eu me musco
resfolegar - provem do verbo resfolegar que significa tomar folego. se o subst é proparoxitono, o verbo nao pode ter esse acento, o que perde o 'e' da silaba 'le', nas formas rizotonicas. ex: resfolgo

verbos impressoais: verbos que nao tem sujeito
haver - no sentido de existir ou fazer. ex: ha bons livros aqui
no sentido de existir. ex: ha pessoas mas
no sentido de acontecer, suceder, decorrer, fazer, realizar-se. ex: houve momentos inesqueciveis
verbos que indicam fenomenos naturais - chover, ventar, nevar. ex: choveu muito durante a noite
ser indicando data, hora, distancia - ex: sao 31 de janeiro
estar e fazer indicam tempo ou fenomeno meteorologico. ex: esta frio no sul

Emprego do numeral: na designaçao de seculos, reis, papas, soberaos, usam-se os ordinais de primeiro a decimo. De onze em diante usam-se os cardinais. ex: seculo I (primeiro), seculo XI (onze).
Em relaçao ao dia inicial do mes, usa-se, de preferencia, o ordinal. ex: primeiro de janeiro.
Nos endereços das casas de uma vila, usamos os cardinais. ex: moro na II (dois)

Emprego dos Pronomes
Pronomes pessoais

pro. pessoais retos empregam-se como sujeitos. sao pronomes subjetivos. ex: nos vivemos bem
pro. retos - ele(s), nos e vos tambem se empregam como objetos de verbos sempre apos uma preposiçao. ex: comunicarei o fato a ele mais tarde
pro. pessoais obliquos - objetos ou complementos. ex: disseram-me tudo
obj. diretos: o, a, os, as. ex: ele me ouve
obj. indiretos: lhe, lhes. ex: nao me perdoa
obs: mim, ti e si sao sempre empregados como preposiçao. ex: nao saia sem mim

Funçao do pronome se; pode ser pro. reflexivo e obj. direto de verbo na voz reflexiva
ex: a criança machucou-se

Emprego dos Pronomes possessivos: antes de numerais os possessicos denotam calculo aproximado.
ex: ele teria seus trinta anos

Emprego dos Pronomes demonstrativos: este(s), esta(s), isto empregam-se em relaçao a pessoas ou coisas situadas perto daquele que fala. ex: esta caneta que esta na minha mao é de ouro.
esse(s), essa(s), isso empregam-se em relaçao a pessoas ou coisas situadas perto de quem nos esta ouvindo. ex: essa caneta que esta na sua mao é de ouro
aquele(s), aquela(s), aquilo empregamos em relaçao a pessoas ou coisas afastadas de quem fala e de quem ouve. ex: aquela casa que voce esta vendo a distancia era minha.
nisto, no sentido de nesse momento, equivale a um adverbio de tempo. ex: nisto começou a chover e nao pudemos sair

Emprego dos Pronomes de tratamento: expressoes usadas no tratamento cerimonioso ou de respeito. ex: voce - abrevia-se (v.)
tratamento familiar; vossa senhoria - abrevia-se (v.s)
tratamento comercial; vossas senhorias - abrevia-se (v.sas)
tratamento p/ altas autoridades; vossas excelencias - abrevia-se (v.exas)
tratamento p/ sacerdotes e bispos; vossa eminencia - abrevia-se (v.emas)
tratamento p/ reis e rainhas; vossa majestade imperial - abrevia-se (v.m.i)
tratamento p/ Deus; vossa magnificencia - abrevia-se (v.mga)

Pronomes relativos: o relativo quem é regido de preposiçao e refere-se a pessoas ou seres personificados. ex: a pessoa com quem viajei era jovem.
Havendo necessidade de clareza emprega-se o qual em vez de que. ex: chegando de viagem visitei a fazenda de meu avo, a qual me causou grande admiraçao

Funçoes da particula 'que' como subst: vem apos apos ou demonstrativo e significa alguma coisa, certa coisa. ex: ela possui um quê da avó

Pronome relativo: substituivel por o qual, a qual, quais, as quais, sem alterar o sentido do periodo. ex; o homem que trabalha progride (=o homem o qual trabalha progride)

Adverbio de intensidade: antecede adjetivo e equivale a quao. ex: que triste é a velhice desamparada.

Preposiçao: equivale a de e aparece geralmente entre o verbo ter e o infinitivo de outro verbo. ex> tenho que viajar cedo (=tenho de viajar)

Conjunçao coordenativa adtiva: aparece entre dois verbos iguais. equivale a 'e'.ex: estuda que estuda.

Conj. subord. integrante: completa o sentido de um verbo, introduzindo uma oraçao subordinada subst no periodo. ex: ja disse que sou sozinho.

Interjeiçao: exprime sentimento e vem sempre com ponto exclamativo.
ex: que! foste aprovado?!

Particula expletiva ou de realce: quando puder ser eliminada sem alterar o sentido da frase. ex: nos é que somos inteligentes.

Nenhum comentário :

Postar um comentário