quinta-feira, 5 de maio de 2011

Bloquear acesso a pastas compartilhadas

No computador servidor

Abra uma pasta qualquer > clique em ferramentas > opçoes de pasta > modo de exibiçao > desmarque a opçao usar compartilhamento simples de arquivo. Veja a imagem;


Crie uma pasta com nome qualquer, ex: arquivos > botao direito na pasta > propriedades. Clique em segurança, deixe apenas administrador e coloque ele para ter acesso total, como segue a imagem;
Essa imagem mostra a parte de permissoes de pastas


Agora clique na aba compartilhamento, clique em compartilhar essa pasta. Vc pode escolher quantos adm podem acessar clicando em permitir este numero de usuarios, mas deixe a opçao maximo permitido marcado, para nao ter problemas.


Clicando em permissoes vc vera que todos tem acesso a pasta, porem so podem ver (leitura) o que tem nela. Assim os usuarios nao podem acessar (controle total e alteraçao) a pasta.

Vc pode adicionar o administrador ou deixar a opçao todos la (para qualquer usuario ver que existe aquela pasta, porem nao pode acessa-la)

Para saber se a pasta esta compartilhada, veja se ela tem uma maozinha em baixo da pasta segurando-a, se sim, esta compartilhada.
Nesse momento nenhum computador conseguira acessar essa pasta na rede, mesmo que seja administrador. Para consertar isso, abra uma pasta qualquer, clique em ferramentas > opçoes de pasta > modo de exibiçao e marque a opçao usar compartilhamento simples de arquivo


Clique com botao direito na pasta > propriedades > compartilhamento e marque a opçao permitir que usuarios da rede alterem meus arquivos. Vai perguntar se deseja tornar a pasta particular, marque sim. Vai perguntar se deseja criar senha, ai fica a criterio de cada um, mas pode deixar nao.



------------------------------------------------------------------------------
No computador cliente (usuarios)

Vc vai tentar acessar a pasta e vai conseguir agora. Supondo que o pc esteja no mesmo grupo de trabalho, so iria digitar \\arquivos para acessar a pasta do servidor.

Supondo que vc tenha uma lan house e quer bloquear acesso de usuarios a essa pasta, segue os passos.
É preciso que todos os pcs da lan tenham conta de admin (acesso total) e usuarios (limitado), ou seja 2 contas diferentes.
Com a conta admin, va em iniciar > executar e digite gpedit.msc / Ira abrir as diretivas de grupo que vai permitir o que o computador podera acessar


Vamos agora impedir/proibir que alguns usuarios com grande cohecimentohackers ou noobsusuarios que sem querer podem causar conflito ao pc, entrem no sistema.
Em configuraçao do usuario > modelos administrativos
Em sistema > deixe ativado as seguintes opçoes;
-impedir acesso ao prompt de comandos
-impedir acesso a ferramentas de ediçao do registro
Em rede > conexoes de rede
-pode proibir todos que tenha conexao de rede na frase, nao marcar onde tiver capacidade
Em painel de controle
-proibir acesso ao painel de controle
Em painel de controle > adicinar ou remover programas
-remover opçao adicionar/remover programas
Em area de trabalho
-remover o icone meu computador da area de trabalho
-nao adicionar compartilhamentos de documentos... a meus locais de rede

Isso é o basico que deve ser feito, vc pode tambem adicionar novas opçoes para bloquear ainda mais o pc, isso ajuda a proteger ainda mais o computador, mas todos sabemos que nenhum sistema tem 100% de segurança.

Erro de depuraçao no outlook

Para evitar esse tipo de erro de depuraçao no outlook, faça o seguinte;
Abra o internet explorer > ferramentas > opçoes da internet > escolhe a aba avançadas > desmarque a opçao desabilitar depuraçao de script (outros). Veja a imagem abaixo;