quarta-feira, 4 de maio de 2011

Compartilhar pasta na rede (grupo de trabalho e/ou ip)

Pra quem é tecnico em informatica e trabalha em uma empresa que tem varios computadores é necessario sempre estar compartilhando pastas na rede e se possivel mapeando na rede tambem.

No windows xp;
Para compartilhar pastas na rede é simples, botao direito na pasta e compartilhamento e segurança
Marque a opçao para compartilhar esta pasta na rede e permitir que usuarios da rede alterem meus arquivos > aplicar.
Obs: Se o nome da pasta tiver mais de 12 caracteres, sistemas operacionais como Windows 98, ME, NT 4.0 ou SOs anteriores nao conseguiram acessar a mesma na rede.

Na imagem acima o nome da pasta é "Nova" sem as aspas.

Para um pc acessar essa pasta é necessario que o grupo de trabalho seja o mesmo ou que esteja na mesma faixa de ip (alterando apenas o ultimo numero do ip em cada maquina).
Ex: botao direito em meu computador > propriedades > nome do computador > veja o grupo

No caso da imagem, o grupo de trabalho é "grupo"

Caso a rede seja configurada por ip;
Va em iniciar > configuraçoes > painel de controle > conexoes de rede > conexao local > propriedades > protocolo tcp/ip > propriedades
vai abrir uma tela parecida com essa;


*Obs: O nome do computador deve ser diferente em todos os computadores que estejam no mesmo grupo de trabalho. Tambem nao deve haver ip igual na rede, caso contrario havera conflito na rede.

Para ver se um computador estar no mesmo grupo, abra a pasta meus locais de rede e veja quais computadores estao acessiveis
Pode acessar a maquina na rede tanto pelo ip, quanto pelo nome do pc
Iniciar > executar > digite \\ip, por ex: \\192.168.0.2 (vc ira acessar o pc que tem esse ip) ou \\pc (acessara as pastas compartilhadas do computador que com nome pc)