domingo, 24 de abril de 2011

Formatar windows xp

Antes de mais nada, formatar é uma forma arriscada de recuperar um sistema operacional e so deve ser feita em ultimo caso. A formatação so deve acontecer na situaçao mais critica que o pc estiver e somente quando nao haver uma forma de recuperaçao do mesmo.

O que vc precisa para formatar um pc:
HD, Pendrive ou CD para fazer backup
CD do sistema operacional (na net tem varios do xp, 7, ubuntu, aqui no site tem os links tambem para baixar)
Saber formatar (na net tem diversos tutoriais ensinando, mas o basico vc aprende aqui)

Quando se deve formatar um pc:
HD com problema na hora de iniciar o sistema
Tela azul da morte (Em alguns casos nao é necessario, so fazer a reparaçao do sistema)
Mudar de sistema operacional (Linux para Windows)
É claro que existem outras possibilidades nao citadas aqui, mas essas sao as principais

Como formatar usando o win xp?
Supondo que ja tenha feito o backup (copia dos arquivos) vamos começar.
1-Configurar pc para inicializar pelo cd
Assim que ligar o pc, coloque o cd do win xp e fique apertando del. Em alguns casos é f2 ou f1. Isso ate aparecer uma tela azul. Essa tela é conhecida como tela de Bios ou de setup. Como mostra a figura abaixo.

La vc clica em advanced setup e veja se esta cd-rom em 1st boot device, se estiver, ok. Se nao , coloque cd la. Aperte f10 para salvar e sair.
*Obs: Em alguns casos sera preciso trocar o cabo do hd pelo cabo do cd, caso o cd nao seja reconhecido como a primeira inicializaçao do boot.
2-Criar partiçoes
Espere o pc iniciar pelo cd, nao aperte nada e uma tela azul ficara carregando por um tempo no pc (uns de 5 a 10min). A tela de partiçao aparecera como mostra a figura.

Primeiro de enter para continuar, depois f8 para concordar com os termos, so ai vc podera excluir as 2 partiçoes ou 1 (depende de quantas partiçoes tiver o pc). se tiver 2 é bom formatar so o c:, ja que no d: devem estar guardados os arquivos.
Exclua a partiçao c: apertando a letra d. Agora selecione espaco nao particionado e crie uma nova partiçao, apertando a letra c. Clique em instalar, na proxima tela que aparecer escolha a segunda opçao (formatar mais demorado), formatar usando sistemas de arquivos NTFS
So seguir os passos que estao escrito abaixo na tela
3-Formatar
A formatação vem agora, depois de criado as partiçoes, talves essa seja a parte mais facil, porem a que se deve ter mais paciencia, por causa da demora.
Aqui o que vc precisa ter em maos é o serial do win xp, de resto é so clicar em avançar, como se fosse instalar um programa. Em alguns casos pede o nome de grupo que o pc tera, so inventar um nome qualquer, ja que depois ele pode ser alterado.
4-Instalar drivers e programas
Essa parte é a mais facil, so pegar o cd de drivers ou baixar os drivers na net. Para saber o nome dos drivers do seu pc use o programa Everest.Agora é so baixar os drivers de video, rede, som, etc.
Depois so baixar os programas necessarios para o pc, como o office2003, flash, adobe, nero (se tiver gravador de som), msn, um bom anti-virus, winrar, win media player11, etc.

Formata-se em media 2 vezes por ano o mesmo computador, para que ele nao fique muito desgastado com o uso. Quando se formata é possivel aprender, mas so a pratica leva a perfeiçao.

Nenhum comentário :

Postar um comentário