quinta-feira, 28 de abril de 2011

Acesso remoto

Existem vario programas de acesso remoto, entre eles estao o Teamviewer, RealVNC, o LogMein e a Conexao de Area de Trabalho Remota do proprio windows.

Teamviewer
Estarei falando aqui sobre cada um deles, a começar pelo TeamViewer; É um programa de acesso remoto muito usado, talvez seja ele o mais usado hoje em dia por ser de grande eficiencia em relação aos outros.

1-Deve ser instalado nas duas maquinas (cliente e servidor). Alem disso, deve permanecer aberto, pois se fechar um novo numero aparecera para conectar
2-Abrir o teamviewer na maquina cliente e acessar atraves do servidor (o numero id e a senha devem ser passados para o usuario do servidor). Assim podendo realizar a conexao.

VNC
O VNC funciona um pouco diferente do teamviewer
1-O VNC funciona mais internamente, ou seja dentro das empresas, para isso as empresas configuram a rede com ip fixo ou os computadores precisam estar no mesmo grupo de trabalho.

2-Para acessar é preciso instalar o vnc nas 2 maquinas (cliente e servidor). O vnc server deve ficar ligado na maquina cliente. Assim o usuario do servidor podera acessar a maquina cliente, usando o vnc viewer. Podendo colocar o ip ou o nome do computador que esta na rede. Tambem é possivel configurar uma senha para entrar nos computadores.

LogMein
Ja o Logmein depende da velocidade de conexao com a internet que tem nas 2 maquinas (cliente e servidor). 1MB é a velocidade ideal para ambos.
1-O Logmein so precisa ser instalado na maquina cliente, ja que o computador é acessado atraves do site https://secure.logmein.com/

2-O problema do logmein é que deve fazer um cadastro free e este so permite acesso a uma maquina, ja o cadastro pago é ilimitado a quantidade de maquinas (usado mais em empresas)
Download do Logmein
3-O Logmein permite acessar uma maquina de qualquer lugar do mundo, bastando apenas que esta maquina esteja com o logmein ligado. Ou seja nao precisa saber ip e nem pegar id da maquina.

Conexao de area de trabalho remota do windows
Nos 3 programas anteriores tudo é visto pelo usuario cliente, ja neste nao. A tela fica preta ou fica parado na tela de login do windows. Assim o usuario cliente nao ve nada que esta sendo feito na maquina. Tambem conhecido como mstsc (so digitar no executar).
1-Este é um programa do windows e nao precisa ser instalado, pode ser acessado com iniciar > programas > acessorios > ferramentas do sistema > conexao de area de trabalho remota.

2-Atraves do ip pode acessar qualquer maquina, seja ele ip real da internet ou da rede (se for da internet, acessa diretamente o servidor da rede). O problema é saber o ip que esta na rede no momento. Mas para isso existe o programa no-ip.
Com o no-ip, apenas dando um ping (no site que esta cadastrado o no-ip na empresa) é possivel saber o ip da internet da empresa.

Assim fica dado a dica e vc escolhe qual a melhor opçao de acesso remoto

Nenhum comentário :

Postar um comentário